Salários e carreiras: saiba o que esperar do mercado de RH em 2025
Segundo especialistas da Robert Half, o desenvolvimento humano e organizacional está em alta – o que deve influenciar as contratações do ano que vem.
Há um ano, publicamos a previsão de que surgiriam mais vagas no setor de recursos humanos. De que o mercado estaria mais promissor, novos projetos sairiam do papel e, portanto, haveria certa movimentação na área. “E esse aumento de demanda se comprovou”, afirma Laís Vasconcelos, division manager na consultoria de recrutamento Robert Half – que fez a previsão lá atrás.
De início, as empresas contrataram principalmente profissionais generalistas, ou seja, que assumem responsabilidades diversas e têm uma visão macro do negócio em questão. 2024 se desenrolou e chegou a vez dos especialistas brilharem, principalmente aqueles com experiência na área de desenvolvimento humano e organizacional (DHO).
A tendência é que o mercado continue nessa direção em 2025. É o que mostra o novo Guia Salarial da Robert Half, divulgado com exclusividade pela Você RH, em parceria com a Você S/A, e disponível na íntegra ao fim desta matéria.
O guia é um material de longa tradição na consultoria, elaborado a partir das interações que a Robert Half tem com seus clientes e candidatos. Trata-se de um compilado de expectativas para o ano que vem, que indica as habilidades e os profissionais mais procurados pelas empresas. Vamos a eles – mas, antes, entenda o cenário atual do mercado de RH.
Tendências do RH
Os especialistas da Robert Half entrevistados pela Você RH* destacam que o setor está assumindo, cada vez mais, um papel estratégico. Já está claro que os profissionais certos nas posições certas – e, importante, com clima organizacional adequado – produzem dinheiro. Portanto, o RH precisa apoiar o negócio e usar dados para embasar as decisões sobre pessoas.
Por isso, o people analytics (isto é, a gestão de pessoas com inteligência de dados) está em alta, assim como diversas questões de clima e cultura: trabalho presencial e felicidade no escritório, por exemplo, mas também jornada do colaborador e experiência do candidato.
Essas discussões devem continuar fortes no ano que vem. Por isso, Danielle Nakaya, senior division manager na Robert Half, aposta em “um fluxo grande de [contratações de] profissionais generalistas, com peso maior em competências vinculadas a DHO” para o ano que vem.
O foco, porém, é o desenvolvimento de lideranças. Hoje, as principais questões do setor giram em torno de como auxiliar os chefes a lidarem com a diversidade geracional, como desenvolver e motivar profissionais da geração Z e como garantir que a sucessão não fique ameaçada.
OK: este é o cenário geral. Vamos, agora, aos dados do Guia Salarial 2025.
Cargos e habilidades em alta
Cargos mais demandados na área de recursos humanos
- Gerente de RH generalista
- Gerente de DHO
- Coordenador(a) de payroll
- Especialista business partner
Subsistemas com maior demanda de contratações
- Treinamento e desenvolvimento
- Gestão de desempenho
- Gestão de clima organizacional
- Atração e seleção
Habilidades técnicas mais demandadas
- Gestão de desempenho
- Gestão de clima organizacional
- Idiomas
- Desenvolvimento de liderança
Habilidades comportamentais mais demandadas
- Comunicação
- Liderança
- Resolução de problemas
- Inteligência emocional
Certificações mais demandadas
- Gestão de desempenho
- Gestão de conflitos
- Saúde e segurança no trabalho
- Gestão de talentos e carreira
Indústrias que mais contratam
- Infraestrutura
- Bens de consumo
- Agronegócios
- Atacado e varejo
Salários no RH
A Robert Half divide o salário de todos os cargos em três categorias de profissionais:
- 25°: pessoa com pouca ou nenhuma experiência, que necessita de mais instruções ou supervisão para realizar as tarefas diárias;
- 50°: pessoa com experiência para assumir as responsabilidades do cargo sem supervisão direta, familiarizada com os processos e assuntos da função;
- 75°: pessoa com qualificações diferenciadas, além de especializações e certificações, pronta para avançar na carreira.
Os salários dos cargos listados no guia não incluem bônus, benefícios e outras formas de remuneração. Eles também estão divididos, abaixo, entre empresas de pequeno e médio porte, com faturamento de até R$ 500 milhões ao ano, e empresas de grande porte, com faturamentos maiores.
Confira outros setores do Guia Salarial Robert Half na Você S/A.
*Além de Laís Vasconcelos e Danielle Nakaya, entrevistamos Vinícius Feitosa, division manager na Robert Half.