A retenção de talentos é o tema do 10º episódio do RHadioCast
Isis Borge, diretora executiva da Talenses, explica os fatores que impactam a capacidade de uma empresa manter um bom quadro de colaboradores.
“O CEO pode ter um plano brilhante para a empresa. Mas, sem o comprometimento das pessoas que formam a organização, o plano não vale de nada. E é por isso que a retenção de talentos precisa estar na agenda das empresas.”
É o que afirma a especialista Isis Borge, diretora executiva da Talenses e managing partner no Talenses Group. No décimo episódio do RHadioCast, disponível no canal da VOCÊ RH no Youtube, Isis explica por que a retenção de talentos é uma questão prioritária para as organizações e discute quais fatores impactam a capacidade de uma empresa manter um bom quadro de colaboradores.
O ambiente de trabalho, a confiança que as pessoas sentem na liderança, as práticas de gestão das empresas, as oportunidades de crescimento e o propósito envolvido no trabalho são alguns desses fatores – além, é claro, da remuneração e do pacote de benefícios. Há também questões externas ao escritório, como as econômicas e geracionais.
Isis defende que o propósito do trabalho tornou-se uma questão maior para os colaboradores após a pandemia, e este cenário é um dos desafios atuais para a gestão de pessoas. “Cabe ao RH realmente priorizar estes temas de engajamento e retenção, ouvindo os colaboradores para traçar planos de ação atualizados.
A especialista também comenta as principais conclusões da última pesquisa sobre engajamento que a Talenses lançou em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e a Flash Benefícios. O levantamento descobriu, por exemplo, que seis em cada dez pessoas não estão engajadas no trabalho – e os membros da alta cúpula e da diretoria das empresas estão duas vezes mais engajados do que o restante do quadro de colaboradores.
Assista aqui ao episódio na íntegra e confira nossas outras entrevistas no canal da VOCÊ RH no YouTube.
Esse episódio foi um oferecimento de Biz e Visa.