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Como o RH está apoiando a adoção da IA generativa

Projetos-piloto, ferramentas personalizadas, capacitação de profissionais. Entenda o que o setor está fazendo – e veja recomendações do Gartner.

Por Redação
26 set 2025, 18h02
Imagem de arte abstrata pixelada em tons vibrantes de azul, amarelo e laranja, com formas geométricas variadas.
 (Aleksandra Konoplia/Getty Images)
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Como responder ao avanço da inteligência artificial generativa no cotidiano dos departamentos de RH e nas empresas como um todo? Segundo especialistas do Gartner, as organizações precisam de lideranças de RH decisivas, que garantam uma abordagem centrada no ser humano ao gerenciar a adoção da IA. Sem essa preocupação, as empresas podem até obter ganhos financeiros no curto prazo, mas comprometem sua capacidade futura de navegar pelo impacto da tecnologia no mundo do trabalho e, consequentemente, sua competitividade e sua resiliência.

Pesquisas internacionais do Gartner, que entrevistaram 430 executivos e mais de 40 lideranças de RH, mostraram em que pé estão as iniciativas do setor para a adoção da inteligência artificial – e indicaram pontos de atenção para as empresas que estão embarcando nessa onda. Veja a seguir.

Muito experimento, pouca implementação

  • 43% dos líderes de RH estão realizando projetos-piloto ou planejando a implementação da IA no setor. Houve um aumento de 12% em relação a julho de 2024.
  • 18% desses líderes, apenas, afirmam que o setor conseguiu implementar de vez ferramentas de IA generativa. Essa porcentagem não mudou em relação a julho de 2024.

    Essa estagnação sugere que as empresas estão enfrentando desafios para passar da fase de experimentação e de fato integrar a tecnologia ao cotidiano de trabalho.

    O Gartner recomenda: os líderes de RH devem orientar suas equipes para transformar os projetos-piloto em aplicações escaláveis que gerem valor para o negócio, investindo na colaboração entre departamentos e equipes multifuncionais.

    Interesse por ferramentas personalizadas

    A maneira como o RH adota a tecnologia também está mudando: os líderes do setor estão deixando de depender exclusivamente de soluções prontas e passando a criar suas próprias ferramentas de IA generativa em parceria com o departamento de TI.

    Essas soluções personalizadas estão surgindo para ajudar os times de RH com:

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    • Recrutamento (resposta de 35% dos entrevistados);
    • Operações (37%);
    • Treinamento e desenvolvimento (19%); e
    • Gestão de performance (13%).

    Impactos na força de trabalho

    22% dos líderes de RH acreditam que a IA generativa provocará uma disrupção moderada ou alta na força de trabalho. Houve um aumento de 14% em relação a julho de 2024.

    Essa rápida mudança de percepção sugere que os CHROs observaram mais aplicações da IA generativa durante esse breve período – e compreenderam melhor seu potencial de transformar processos e cargos no ambiente de trabalho.

    O que os CHROs pretendem fazer?

    Caso as ferramentas de IA adotadas pelas empresas aumentem a eficiência no ambiente de trabalho como esperado, o que acontecerá com os profissionais afetados pela tecnologia?

    • 67% dos líderes de RH esperam realocar funcionários em novas funções.
    • 49% vão parar de preencher postos de trabalho que vagaram naturalmente, com a aposentadoria ou demissão voluntária de colaboradores.
    • 41% devem desacelerar as contratações.
    • 26% planejam extinguir cargos das empresas, demitindo parte dos profissionais.
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          Investindo em qualificação

          As lideranças de RH estão priorizando cada vez mais programas de aprendizagem que ajudem os funcionários a se adaptarem ao avanço da IA. 

          • 27% dos líderes do setor estão organizando grupos de estudo e/ou preparando funcionários cujo trabalho será afetado pela automação causada pela IA.
          • 35% estão atualizando planos de desenvolvimento, considerando habilidades necessárias para a utilização da IA ou designando funcionários para oportunidades de aprendizagem conforme seus interesses e suas necessidades.

            Ou seja: os CHROs estão adotando uma abordagem mais direcionada, garantindo que os esforços de qualificação sejam relevantes tanto para a empresa quanto para os funcionários.

            Outras formas de ajudar na adoção da IA:

            • 25% dos líderes de RH estão identificando talentos com base em sua proficiência em IA.
            • 22% estão criando programas de aprendizagem focados em IA que serão executados pela equipe de T&D.
            • 20% estão recorrendo a treinamentos oferecidos por terceiros para capacitar sua força de trabalho.

              Três recomendações para o RH

              1. Deixe de depender de ferramentas externas de IA generativa e passe a desenvolver competências internas, identificando áreas do RH – como gestão de performance ou T&D – nas quais as soluções personalizadas podem oferecer mais valor estratégico e eficiência operacional.
              2. Prepare sua força de trabalho para a IA generativa avaliando as competências atuais dos funcionários e aumentando o investimento em programas de letramento e capacitação.
              3. Priorize a realocação interna de funcionários para gerenciar as transformações causadas pela IA na força de trabalho. Complemente essa abordagem com contratações mais lentas – e considere reduções de pessoal apenas como último recurso.
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                  Este texto é parte da edição número 100 (outubro e novembro) da Você RH, que chegará às bancas na próxima sexta-feira (3). Acompanhe nosso site e nossas redes sociais para não perder o lançamento!

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