Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Vice-presidente de RH fala sobre a integração do Big ao Carrefour

Catia Porto, vice-presidente de RH do Carrefour, fala sobre a chegada de 45 mil funcionários ao grupo depois da aquisição do Big, aprovada em junho

Por Letícia Furlan
Atualizado em 9 jan 2023, 14h07 - Publicado em 7 out 2022, 08h04
Catia posa com um blazer azul marinho, uma camisa branca, em um fundo desfocado cheio de gôndolas de mercadorias
Catia Porto, vice-presidente de RH do Carrefour: 200 workshops para treinar funcionários sobre a nova cultura do grupo (Divulgação/VOCÊ RH)
Continua após publicidade
C

atia Porto entrou para o Grupo BIG em 2019, como vice-presidente de RH, quando o nome da rede voltava a estampar as fachadas de diversos hipermercados que antes levavam o nome de Walmart. Quase dois anos depois, em março de 2021, a executiva enfrentaria de perto mais uma mudança com o anúncio de intenção de compra do Grupo BIG pelo Grupo Carrefour. “Foi quando passei a preparar a empresa em que trabalhava para que ela fosse adquirida. Mas, até então, não tinha certeza sobre qual seria o meu futuro”, afirma a executiva, admitindo que já sonhava com o cargo que ocupa hoje.

No fim de 2021, Catia recebeu a notícia de que ocuparia a vice-presidência de recursos humanos do novo Grupo Carrefour. “O mais legal disso tudo, na minha visão de RH, é que quando a compra aconteceu estávamos com tudo pronto para fazer a integração”, conta. A executiva começou no cargo em fevereiro de 2022, e a compra foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) quatro meses depois. Foi o tempo para pensar a integração dos mais de 150 mil funcionários — 45 mil ex-BIG e cerca de 110 mil que já eram do Grupo Carrefour.

Com a aquisição, o Grupo Carrefour passou a deter um quarto do mercado nacional de distribuição de alimentos e a marcar presença em todos os estados do Brasil. O trabalho de integração ainda não terminou.

Os desafios

No processo de harmonização das culturas corporativas, a opção foi por adotar o que cada uma tinha de melhor, em vez de buscar um fio condutor. “Se a diversidade é um tema tão importante para nós, por que nos pautarmos pela similaridade?”, questiona Catia. A executiva entendeu que os grupos se complementavam e que encontrar algo de semelhante entre eles poderia liquidar qualidades.

Continua após a publicidade

“O BIG tinha uma cultura de foco e disciplina muito forte, o Atacadão [pertencente ao Carrefour] trazia um enorme senso de pertencimento e simplicidade, e o Carrefour tem uma qualidade muito grande sobretudo no relacionamento com funcionários e clientes”, afirma. “Melhores juntos, maiores com você” foi o mote criado para resumir esse propósito. Em seguida, a equipe de RH estabeleceu quatro passos para que o slogan fosse colocado em prática: valorização do cliente e do funcionário; cooperação, já que o grupo quer uma organização menos hierárquica e com maior conexão entre os diversos níveis; compromisso com a mudança, incentivando que os funcionários sempre questionem o status quo; e coragem. “Precisamos ter muita coragem para enfrentar o desafio, sobretudo porque vivemos em um mundo Bani, não linear, e passaremos por tons cinzentos”, afirma Catia.

Para comunicar e reforçar a nova cultura, o grupo organizou quase 200 workshops com duração de quatro a seis horas, primeiro para o comitê executivo, de forma presencial, depois para os demais, no formato remoto. E a equipe de comunicação enviou e-mails informativos e conteúdos úteis, como as dúvidas mais frequentes relacionadas ao processo.

Com a integração, os benefícios dos funcionários que vieram do BIG e daqueles que já faziam parte do Carrefour foram igualados. “Estamos assumindo os melhores benefícios. E o Carrefour, por ser maior, era o que tinha mais opções, o que torna a integração até mais simples”, afirma Catia. O valor dos salários já era parecido, segundo a executiva, mas o RH segue com o trabalho de equiparação total.

Esta reportagem da edição 82 (outubro/novembro) de VOCÊ RH. Clique aqui para se tornar nosso assinante

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.