Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Contratação de profissionais de outras localidades aumenta, mostra estudo

Pesquisa da Robert Half indica que 64% das empresas contrataram pessoas que moram em localidades diferentes de onde fica a sede

Por Redação
Atualizado em 23 out 2024, 17h16 - Publicado em 20 Maio 2022, 17h10
Em uma paisagem montanhosa e fria, uma mão segura um globo terrestre. A foto é feita no momento em que o globo é lançado para cima pela mão.
 (Pexels/Valentin Antonucci/Divulgação)
Continua após publicidade

Se antes era raro que uma empresa buscasse por profissionais de fora da cidade onde é sediada, isso vem se tornando mais comum depois da pandemia e da adoção de novos modelos de trabalho. Segundo a última edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), 73% dos recrutadores afirmaram considerar candidatos de outras localidades e 64% efetivamente o fizeram ao longo do último ano.

Segundo o levantamento, mais de 90% dos profissionais, entre permanentes, contratados para projetos especializados e pessoas desempregadas, estão dispostas a trabalhar para empresas de outra cidade ou até de país — 92%, 96% e 91%, respectivamente. Mas parte deles apontou que apenas aceitaria a proposta com a possibilidade de trabalho remoto ou caso a empresa disponibilizasse um apoio para o retorno à sua cidade de origem regularmente.

Na prática

Dos recrutadores que afirmaram considerar candidatos de outros locais, 29% disseram que não ofereceriam apoio para a mudança de cidade, 22% afirmaram que as vagas preenchidas por estes funcionários seriam remotas e 21% indicaram que ofereceriam apoio para a mudança caso fosse necessário. Dos 64% que de fato contrataram profissionais de outras cidades no último ano, 43% disseram que as contratações ocorreram para o modelo presencial, 35% afirmaram que foi para o híbrido e 22%, para o remoto.

Como incluir

Para os recrutadores, a adaptação à cultura local e corporativa, a geração de aproximação com a equipe e o tempo necessário para a adequação do profissional ao fluxo de atividades são os três principais desafios na integração desse público, com 63%, 52% e 44%, respectivamente. Já 37% também citaram a promoção de momentos de integração em um contexto de trabalho remoto como um desafio.

 

Compartilhe essa matéria via:

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.