Cultura de inovação está mais na teoria do que na prática corporativa
Quase metade dos entrevistados de um estudo da ACE Cortex avaliam como insatisfatório o grau de maturidade da empresa em que trabalham em relação ao tema
pesar de 91% dos profissionais estarem familiarizados com a cultura de inovação, 46% avaliam como insatisfatório o grau de maturidade da empresa em que trabalham em relação ao tema. É o que mostra um levantamento da consultoria ACE Cortex realizado em agosto de 2022 com 277 pessoas, predominantemente em cargos de liderança, de empresas de mais de 15 setores. Segundo 41% dos respondentes, a principal área responsável pela cultura de inovação é a de novos negócios; e 20,9% dizem que não há um departamento na companhia dedicado ao tema. Em seguida aparecem comitê estratégico (15,3%), tecnologia (9,7%), recursos humanos (4,1%) e marketing (3,4%).
“Iniciativas [de inovação] muito afastadas do RH tendem a fracassar, pois os valores e as vivências de inovação são sistêmicos e precisam permear toda a organização para que sejam bem-sucedidas”, afirma Luís Gustavo Lima, sócio e CEO da ACE Cortex. “Práticas com o olhar para o futuro devem fazer parte das metas dos líderes e funcionários.” Veja os dados do levantamento.
Benefícios da cultura de inovação
- 78% dos entrevistados afirmam que a cultura de inovação “permite à empresa ser capaz de evoluir seu negócio principal ao mesmo tempo em que explora novas oportunidades de negócios, mercados ou clientes”
- 7% dizem que a prática “coloca o cliente no centro da tomada de decisões”
- 6% acreditam que “viabiliza a adoção de novas tecnologias para maior agilidade nos processos”
Iniciativas que têm maior impacto para a cultura de inovação
- 60% Capacitação de líderes
- 45% Capacitação das equipes
- 42% Open innovation
- 38% Programas de intraempreendedorismo
- 33% Transformação digital
- 22% Comunicação assertiva
- 10% ESG
- 10% Gestão de performance
- 6% Corporate venture building
- 4% Corporate venture capital
Vantagens da capacitação de líderes
- 58% Melhora a eficiência e a produtividade
- 46% Prepara a liderança para os novos desafios
- 39% Faz com que a empresa seja vista como mais inovadora para o mercado
Principais barreiras para consolidar uma cultura de inovação
- 27% Silos entre as áreas
- 22% Falta de crença e entendimento que a cultura de inovação gera resultados
- 13% Falta de capacitação das equipes
- 12% Inovação não é prioridade da empresa
Principais objetivos de ações voltadas à cultura de inovação
- 60% Melhorar a eficiência e a produtividade
- 45% Ter uma liderança preparada para os novos desafios
- 40% Ser vista como inovadora para o mercado