“Não existe empresa dos sonhos se aquele sonho não é o seu”
Bruno Szarf, diretor executivo de recursos humanos da Cruzeiro do Sul, diz que a empresa busca pessoas que queiram trajetórias longas
or ser uma empresa de educação, a Cruzeiro do Sul Educacional preza por um relacionamento de longo prazo com seus quase 8.000 funcionários. Tanto que cerca de 300 têm mais de 20 anos de companhia, e um dos diretores de escola está no grupo há 40 anos. E, quando se olha para o quadro todo, os indicadores continuam expressivos: 40% têm mais de seis anos de casa. O segredo? “Buscamos pessoas que queiram trajetórias longas e que escolham vir para cá pelo propósito de transformar a sociedade por meio da educação. Não competimos com empresas que se vendem como as melhores”, diz Bruno Szarf, diretor executivo de recursos humanos da Cruzeiro do Sul. “Nossos profissionais não andarão de patinete na Faria Lima, mas enquanto estiverem conosco terão bolsas de estudos. E queremos aqueles para os quais isso faça sentido.”
Na contramão do que o mercado vem pregando em relação ao teletrabalho, para eles isso ainda está longe de ser realidade, e os novos talentos, que já questionam essa possibilidade, recebem a negativa logo de início. Um ponto importante para que o recrutamento dê certo é ter um time de seleção interno que conhece profundamente as questões da instituição. “São pessoas que vivem nosso dia a dia, então colocam na mesa a realidade e os desafios. Além disso, elas têm um alinhamento de perfil muito claro e conseguem identificar quem tem o nosso jeito”, afirma o diretor.
Para Bruno, que já passou por companhias de renome e que carregam a marca de “melhores para trabalhar”, não há nenhuma companhia perfeita. “Dá certo quando o ideal da empresa e o da pessoa se encontram em algum lugar do espaço e do tempo. O meu momento de vida tem que estar alinhado ao que a organização oferece. Não existe empresa dos sonhos se aquele sonho não é o seu.”
Este trecho faz parte da edição 76 da VOCÊ RH (outubro/novembro).