Ao sinalizar tendências, gargalos e oportunidades, o People Analytics (método de gestão de pessoas baseado na coleta e análise de dados sobre os funcionários de uma empresa) pode orientar a qualificação continuada e ações para estimular o engajamento das equipes.
No 13º episódio do RHadioCast Você RH, conversamos com o expert Felipe Azevedo, CEO da LG – Lugar de Gente, para nos aprofundar no assunto. A LG é um HR Tech que oferece produtos para gestão do capital humano. Tem o objetivo de contribuir com a transformação digital do RH em mais de 2 mil empresas de diferentes portes e segmentos, de forma direta e indireta.
“O brasileiro é muito relacional, e muitas vezes ele prefere não ter os dados, esses subsídios técnicos, para tomar decisões”, afirma Azevedo. “Quer ficar com o colaborador em quem mais confia, sem verificar se é o de melhor performance. Ele está promovendo aquele primeiro por quê? E, quando isso fica exposto [pelo People Analytics], como ele defende essa decisão?”.
Na entrevista, abordamos questões como “quais são as considerações éticas ao coletar e analisar dados relacionados aos colaboradores?”, “como o People Analytics pode ser usado para impulsionar o desenvolvimento e a retenção de talentos nas empresas?”, “quais são as tendências emergentes em People Analytics que os profissionais de RH devem ficar de olho no futuro?”, e outras.
O executivo também falou como o People Analytics ajuda no recrutamento: “O que as empresas buscam hoje são pessoas mais aderentes à cultura, pessoas que têm as soft skills necessárias, e para isso hoje você tem uma série de ferramentas de assessment, de mapeamento, para conhecer melhor o colaborador e ver se ele faz sentido para a sua empresa”.
Confira abaixo o episódio na íntegra – e veja nossas outras entrevistas no canal da VOCÊ RH no YouTube e na página do RHadioCast no Spotify.
Este episódio do RHadioCast é um oferecimento de Biz e Visa.