Senac EAD: 10 cursos online sobre RH, idiomas e legislação
Há aulas para profissionais que desejam aprimorar suas habilidades ou começar em uma nova área de atuação. Confira a lista – e saiba sobre o programa de gratuidade.
Fundado em 1946, o Senac é uma das principais instituições de ensino do país e forma milhares de pessoas todos os anos em cursos de modalidades diversas: graduação, pós-graduação, extensão, técnicos e livres. Só em 2022, último período com dados atualizados, foram 447 mil matrículas.
E você pode ser um aluno do Senac onde quer que esteja: são mais de 380 cursos EAD disponíveis na instituição, que abordam temas relacionados à gestão de pessoas e negócios, comunicação, informática e idiomas. Confira abaixo a lista de opções que a VOCÊ RH preparou para você:
Cursos de inglês
Se a sua meta para 2024 é finalmente aprender inglês ou aprimorar seu conhecimento do idioma, os cursos livres do Senac são uma boa opção. Eles têm carga horária de 150 horas, incluem aulas de conversação com professores nativos e você pode escolher entre inglês americano e britânico.
Curso de libras
No Brasil, 2,7 milhões de pessoas possuem surdez profunda, enquanto 10 milhões (5% da população nacional) apresentam alguma deficiência auditiva, segundo o IBGE. Daí a importância de aprender libras – e você pode fazê-lo neste curso do Senac, com carga horária de 160 horas.
Curso de recursos avançados do Excel
Você já sabe o básico, mas quer impressionar seus colegas – e facilitar sua vida – com conhecimento avançado de Excel. Ok: este curso é para você. São 40 horas para aprender com apostilas digitais e mídias interativas. O Senac explica: tudo que você precisa é, claro, acesso à internet, um computador com o software instalado e um endereço de e-mail para se comunicar com a tutoria.
Cursos de recursos humanos
Há opções para quem está começando na área e para quem quer se especializar. Alguns exemplos são o curso livre de 160 horas para se tornar um assistente de RH; a pós-graduação (lato sensu) em gestão de pessoas, com duração de 12 meses; e cursos específicos como este, de 40 horas, sobre recrutamento e seleção de candidatos.
Curso sobre endomarketing
O endomarketing corresponde à estratégia que uma empresa adota para melhorar a relação com seus colaboradores, melhorando sua imagem, aumentando o engajamento e reduzindo o turnover. É, portanto, um tema fundamental para o RH. Para entender seus princípios, este curso de 30 horas é uma boa opção.
Curso sobre a legislação trabalhista
Este curso livre com duração de 40 horas te ajuda a ficar craque na nova legislação trabalhista e previdenciária para garantir que sua organização fique nos conformes – e evitar dores de cabeça com eventuais processos. O aluno deve cumprir o curso em 50 dias após a matrícula.
Curso sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais
Segundo o Senac, este curso é destinado a profissionais de quaisquer segmentos que busquem conhecer os impactos da LGPD e entender como adequar sua organização – mas também é bem vindo para você que deseja saber mais sobre seu direito à privacidade de dados. São 20 horas de aula a serem cumpridas em um mês após a matrícula.
Curso sobre acolhimento de PCDs nas empresas
Segundo um levantamento da McKinsey, 70% das organizações expressam vontade de ser mais inclusivas. Mas, muitas vezes, o discurso não se reflete na prática. Para reverter o cenário, o primeiro passo é estudar como integrar minorias ao quadro de colaboradores e ao cotidiano da organização. E este curso do Senac promove esse tipo de reflexão para o acolhimento de pessoas com deficiência.
Estudar de graça
Também é possível estudar no Senac EAD sem pagar nada: basta se inscrever no Programa Senac de Gratuidade (PSG), destinado a pessoas com renda familiar mensal per capita que não ultrapasse dois salários mínimos.
Os cursos com vagas disponíveis para beneficiários do PSG são cursos livres ou técnicos de gestão, comunicação, idiomas e outras áreas do conhecimento. Você pode conferir a lista completa nesta página.
Para se inscrever, basta preencher os formulários solicitados e enviar uma autodeclaração de renda para o Senac. Os candidatos são selecionados por Estado e curso escolhido, considerando a ordem de inscrição no curso e o envio correto da documentação exigida para matrícula.