Clique e Assine VOCÊ RH por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Colaboração: o antídoto para a inveja no ambiente corporativo

Quem apoia o próximo e desenvolve gratidão pelo que recebe tem mais paciência, generosidade e empatia. Skills que matam o sentimento destrutivo.

Por Alexandre Carvalho
Atualizado em 15 fev 2024, 14h29 - Publicado em 1 fev 2024, 18h14
Colaboração de funcionários
 (Getty Images/Reprodução)
Continua após publicidade

Era uma noite de maio de 2015. Eu estava atravessando a Avenida Paulista para chegar à Livraria Cultura, onde começaria a sessão de dedicatórias do meu primeiro livro, Inveja – Como ela mudou a história do mundo (LeYa Brasil). Ainda na faixa de pedestres, meu celular tocou. Era a produção do Programa do Jô, me convidando para falar do livro numa entrevista com o gordo mais querido do país. 

Uau! Meu sonho de adolescência era um dia realizar algo relevante a ponto de sentar no sofá do Jô Soares. Senti como a consagração de um trabalho iniciado um ano antes, quando tive meu primeiro contato profissional com o tema para desenvolver a obra – coincidentemente convidado pelo hoje diretor responsável pela Você RH e mais dois títulos da Abril (Você S/A e Superinteressante), e cujo nome está no expediente desta edição: Alexandre Versignassi. Obrigado para sempre, Versi!

Estudando sobre a inveja nas organizações, descobri que o melhor antídoto para esse sentimento destrutivo é a colaboração. 

Continua após a publicidade

Prestar atenção às circunstâncias do dia a dia que merecem nosso apoio é experimentar a empatia, a camaradagem, a crença em que outros seres humanos têm uma natureza boa – e que, portanto, seu sucesso não deveria ser motivo para uma ferida no nosso ego, e sim para a mais sincera admiração. Foi o que me lembrou Rode Ziembick, executiva de RH e pesquisadora de como funciona o mecanismo da inveja nas empresas. 

Como ela me disse na entrevista para a reportagem de capa desta edição, uma pessoa que apoia o próximo e se sente grata pelo que recebe, além de ir no sentido contrário ao da inveja, tem mais paciência, generosidade, criatividade e empatia. Justamente skills essenciais para qualquer liderança. 

E para qualquer colaborador também. Se o ambiente corporativo, moldado pela competitividade, é um espaço ideal para a disseminação da inveja, colaborar de coração aberto com o projeto de um colega é uma atitude avessa à do invejoso. Assim como inspirar-se no trabalho bem-sucedido de outro e, enfim, agradecer sinceramente aos que nos abrem caminhos.

Continua após a publicidade

Eu agradeço todo dia pela oportunidade de editar esta revista cercado da colaboração de gente tão talentosa, no texto e na arte. E agradeço a você, leitor, por nos dar o privilégio da sua leitura. 

Compartilhe essa matéria via:

Este texto faz parte da edição 90 (fevereiro/março) da VOCÊ RH. Clique aqui para conferir os outros conteúdos da revista impressa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.